Data: 13 de agosto (sábado)
Horário: a partir das 15:00
A congada da Lapa é uma manifestação cultural típica do Paraná e está relacionada ao culto à São Benedito, patrono espiritual da comunidade negra Lapeana. Essa festa é um pequeno exemplo da diversidade de culturas existentes no Paraná.
A congada é um misto de festa religiosa, cívica e profana. Religiosa porque de fato é uma homenagem à São Benedito, realizada no ciclo natalino na qual só é permitida a participação de devotos e é realizada com o consentimento e a benção do padre. Cívica porque prevê na sua estrutura dramática a resolução de um imbróglio diplomático entre dois reinados africanos. Profana porque é realizada fora da igreja, permeada por lutas coreográficas, cantos, declamações e música percussiva.
O ponto de partida de uma congada é o "caderno". Trata-se de um manuscrito passado de geração para geração desde 1935 - antes disso as evoluções e os textos eram passados por meio da tradição oral - e serve como roteiro de uma congada. Foi "herdado" por Miguel Ferreira, atual Rei Congo e serve para resolver querelas quanto ao desenvolvimento estrutural das evoluções ou de textos declamatórios de algum congo.
O enredo de uma congada da conta de um mal entendido entre o Rei do Congo e a embaixada que representa a Rainha Ginga de Angola a respeito da primazia sobre a homenagem à São Benedito. A versão de Seu Miguel descreve o mal entendido relacionado a uma disputa pelo amor da Rainha entre o embaixador e o Rei. As evoluções são divididas em 12 partes: DESFILE INICIAL; FILA DO TRONO; DANÇA DOS FIDALGOS; A CHEGADA DA EMBAIXADA DA RAINHA DE ANGOLA; ENTRADA DO EMBAIXADOR; DECLARAÇÃO DE GUERRA; SEGUNDA GUERRA - LUTA ENTRE FIDALGOS DO CONGO E GENTE DE ANGOLA - PRISÃO DO EMBAIXADOR; CHEGADA DOS PRISIONEIROS À CORTE DO CONGO; PERDÃO REAL; ENTREGA DA EMBAIXADA; DESPEDIDA DO EMBAIXADOR DE ANGOLA; DESFILE FINAL DE CONFRATERNIZAÇÃO.
Os Congos - assim são chamados os participantes da congada - são escolhidos entre os membros da comunidade negra da cidade da Lapa, de acordo com o nível de interesse e grau de parentesco com a família do Rei. É restrito a descendentes de africanos, não é permitida a participação de outras etnias, nem a presença de não devotos de São Benedito. Os papéis são distribuídos de acordo com o desenvolvimento do congo no grupo, obedecendo a uma evolução proporcional a hierarquia da congaga - da corte para os súditos: Rei, Rainha, Embaixador, Fidalgos, Duque, Cacique, Secretário, Guias, Conguinhos e músicos.
Fonte: José Roberto Lança. Disponível em http://goo.gl/ZsU4Z