Congada da Lapa

Congada da Lapa
Data: 13 de agosto (sábado) 
Horário: a partir das 15:00

A congada da Lapa é uma manifestação cultural típica do Paraná e está relacionada ao culto à São Benedito, patrono espiritual da comunidade negra Lapeana. Essa festa é um pequeno exemplo da diversidade de culturas existentes no Paraná.

A congada é um misto de festa religiosa, cívica e profana. Religiosa porque de fato é uma homenagem à São Benedito, realizada no ciclo natalino na qual só é permitida a participação de devotos e é realizada com o consentimento e a benção do padre. Cívica porque prevê na sua estrutura dramática a resolução de um imbróglio diplomático entre dois reinados africanos. Profana porque é realizada fora da igreja, permeada por lutas coreográficas, cantos, declamações e música percussiva.

O ponto de partida de uma congada é o "caderno". Trata-se de um manuscrito passado de geração para geração desde 1935 - antes disso as evoluções e os textos eram passados por meio da tradição oral - e serve como roteiro de uma congada. Foi "herdado" por Miguel Ferreira, atual Rei Congo e serve para resolver querelas quanto ao desenvolvimento estrutural das evoluções ou de textos declamatórios de algum congo.


O enredo de uma congada da conta de um mal entendido entre o Rei do Congo e a embaixada que representa a Rainha Ginga de Angola a respeito da primazia sobre a homenagem à São Benedito. A versão de Seu Miguel descreve o mal entendido relacionado a uma disputa pelo amor da Rainha entre o embaixador e o Rei. As evoluções são divididas em 12 partes: DESFILE INICIAL; FILA DO TRONO; DANÇA DOS FIDALGOS; A CHEGADA DA EMBAIXADA DA RAINHA DE ANGOLA; ENTRADA DO EMBAIXADOR; DECLARAÇÃO DE GUERRA; SEGUNDA GUERRA - LUTA ENTRE FIDALGOS DO CONGO E GENTE DE ANGOLA - PRISÃO DO EMBAIXADOR; CHEGADA DOS PRISIONEIROS À CORTE DO CONGO; PERDÃO REAL; ENTREGA DA EMBAIXADA; DESPEDIDA DO EMBAIXADOR DE ANGOLA; DESFILE FINAL DE CONFRATERNIZAÇÃO.


Os Congos - assim são chamados os participantes da congada - são escolhidos entre os membros da comunidade negra da cidade da Lapa, de acordo com o nível de interesse e grau de parentesco com a família do Rei. É restrito a descendentes de africanos, não é permitida a participação de outras etnias, nem a presença de não devotos de São Benedito. Os papéis são distribuídos de acordo com o desenvolvimento do congo no grupo, obedecendo a uma evolução proporcional a hierarquia da congaga - da corte para os súditos: Rei, Rainha, Embaixador, Fidalgos, Duque, Cacique, Secretário, Guias, Conguinhos e músicos.


Fonte: José Roberto Lança. Disponível em http://goo.gl/ZsU4Z

14/ago - Oficina de Teatro com a Companhia Estupendo de Teatro

Para você que quer melhorar a comunicação, se soltar mais ou simplesmente se divertir, a Companhia Estupendo de Teatro vai oferecer uma oficina de teatro. Com ministrante Diego Farah: diretor da companhia e com 9 anos de experiência em teatro, trabalhou com grandes nomes do teatro paranaense como Fatima Ortiz, Enéas Lour entre outros. Diretor de mais de 30 peças e atualmente é co-fundador do espaço cultural "studio 7" onde promove cursos aos dispostos a vivenciar o fazer teatral.



Dia 14, domingo, às 16hrs.

Duração estimada: 2h30

Preço: R$10,00 pagos na hora