I Feira


A proposta de uma feira de cultura popular na casa do estudante universitária, surge da importância que este seguimento cultural tem para o entendimento, formação e referencias sobre a cultura do Estado do Paraná, envolvendo  o estudante, a comunidade universitária e sociedade como um todo.

A casa do estudante não compreende apenas um local de moradia, sobretudo abriga o interesse depossibilitar aspectos culturais norteadores para a formação ampla e irrestrita do individuo inserido no contexto sócio-cultural e humano. Através de eventos multiculturais, palestras, exibição e debates defilmes, apresentações de teatro e musica exposições de artes plásticas e o incentivo ao esporte, buscam-se também a interação entre moradores e demais parceiros.   

A I Feira de Cultura Popular da CEU, tenta abranger o caráter de aproximação da origem das tradições manifestas de um povo em processo ativo, dinâmico e vivo. Suas festas, danças, rezas, crendices, costumes, musicalidades, pratos típicos, alimento e produção deste.

Assim convidamos não somente as representações festivas do ciclo da colheita, mas a demonstraçãode sua produção e os processos que envolvem cada alimento ate chegar a nossa mesa.

O projeto I Feira de Cultura Popular da CEU, convida durante quatro dias a representação cultural e agricultural de dois municípios do interior do estado que possam apresentar seus distintos caracteres culturais e parte de sua produção agrícola, seja, o milho, o tomate, a soja, as frutas, a pinha, as verduras, a mandioca,  presentes no cultivo de comunidades de Quilombolas, Faxinais e ou comunidades agro- ecológicas e familiares.

Desde sua fundação a Casa do Estudante vem acolhendo em seus salões, quadra e porão, vários projetos culturais, festas, ensaios de grupos teatrais, dança e eventos sócio-educativos. Podendo reunir um publico estimado de 2000 pessoas em cada evento, somando os seus 200 moradores.

Patrimônio histórico-cultural da cidade de Curitiba, a CEU mantém um dialogo constante com os seguimentos científicos, tecnológicos, sociais, políticos e culturais.
 
Objetivos
  • Apresentar ao publico curitibano a produção artístico/cultural do interior do Estado do Paraná.
  • Possibilitar a exposição de produtos agrícolas, técnicas de desenvolvimento, alternativas produzidas nas comunidades tradicionais e familiares.
  • Incentivar o dialogo e o intercambio campo e  cidade/capital.
  • Valorizar a produção cultural do interior do Estado.
  • Apresentar manifestações populares e projetos de resgate, resistência e manutenção cultural de outros estados da federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

14/ago - Oficina de Teatro com a Companhia Estupendo de Teatro

Para você que quer melhorar a comunicação, se soltar mais ou simplesmente se divertir, a Companhia Estupendo de Teatro vai oferecer uma oficina de teatro. Com ministrante Diego Farah: diretor da companhia e com 9 anos de experiência em teatro, trabalhou com grandes nomes do teatro paranaense como Fatima Ortiz, Enéas Lour entre outros. Diretor de mais de 30 peças e atualmente é co-fundador do espaço cultural "studio 7" onde promove cursos aos dispostos a vivenciar o fazer teatral.



Dia 14, domingo, às 16hrs.

Duração estimada: 2h30

Preço: R$10,00 pagos na hora